domingo, outubro 28, 2007

A Esperteza e o Agradecimento

Ontem fui a uma exposição no Palácio de Cristal, que contemplava a obra de Leonardo da Vinci.
Achei aquilo muito interessante... e convém ressalvar que para mim INTERESSANTE é mais ir a inaugurações de museus da vinha, ou a feiras de vinhos e enchidos ou ainda à descoberta de novos restaurantes... mas aquilo foi divertido... a sério que foi. Havia lá uma invenção que parecia mesmo um salpicão de Chaves.

Finda a visita dei uma vista de olhos ao livro de visitas junto à porta da saída... e um jovem tinha deixado a seguinte frase:

"Achei a exposição muito Fixe! À beira do Da Vinci somos todos UNS NABOS!"
É por isso que concordo quando dizem que as crianças são mesmo verdadeiras.
Quero ainda deixar um agradecimento...
Um agradecimento a todos os que desde que voltei a dar vida ao "Bitaitadas" visitaram este espaço bloggueiro... Mesmo os que cá vieram ter SEM QUERER... e meus amigos... São mesmo MUITOS!!!
Tenho um pequeno comando neste blog que me permite saber quais as palavras de busca que trazem gente aqui ao estaminé... e é absolutamente surreal as palavras mais usadas. Mas deixo aqui uma pequenina lista das melhores:
Claudio Ramos - é incrivel a quantidade de gente que procura saber algo mais sobre este... este... pah sei lá o que lhe chamar.
Bidé Nasal - só me ocorre uma pessoa que tenha escrito isto no google... o Julio Isidro.
Cerveja sem álcool Barriga - utopias... utopias...
Jogos Grátis - Os funcionários públicos tem de se divertir com alguma coisa.
Marisa Cruz - Liliana Queirós - Carla Matadinho - Merche Romero - Castelo Branco - Omar Shariff - são outras palavras de pesquisa muito usadas... o que vai na caeça destas pessoas... nao sei... quem é que anda à procura por Merche Romero???? pahh... por favor né...
E finalmente... a melhor delas todas... Sócras Engenheiro...

terça-feira, outubro 23, 2007

O Representante de Portugal

A notícia que abaixo publico é verdadeira, embora eu já a conheça há alguns meses, saíu hoje no Destak.

Não tenho grandes comentários introdutórios a fazer... Apenas que, esta notícia merece a Vossa maior atenção...

Então isto reza mais ou menos assim:

Sem-abrigo português "reina" na Dinamarca
31 07 2007

Adolfo de Carvalho, 54 anos, vive há sete da recolha de garrafas nas ruas de Copenhaga, Dinamarca. Explica que trabalha de noite «porque é quando há mais trabalho» e, sem reservas, assume-se como um "sem-abrigo" com um "ordenado" invejável para Portugal.
Natural de Amarante, Adolfo, conhecido nas ruas da capital dinamarquesa por "Porto", em conversa com a agência Lusa, garante que vai «morrer nesta cidade» porque não se está a ver a regressar a Portugal para ter um emprego que, «no máximo, daria 500 euros por mês».
A explicação é simples: todos os dias consegue, com o seu trabalho, guardar 50 euros, no mínimo, e «comer e beber bem», apesar de dormir na rua, «onde calha». Um "príncipe" português que admite "reinar" nas ruas da capital dinamarquesa.

O seu "banco", onde guarda as poupanças diárias, é uma casa de banho pública, que, em Copenhaga, dispõem de cacifos que podem ser alugados ao mês, guardando os restantes haveres num carrinho de mão.
Este pequeno carro, coberto com um oleado verde "porque chove muito nestas terras", serve-lhe, ao mesmo tempo, para recolher e transportar garrafas vazias que, depois, vende por entre uma e três coroas dinamarquesas cada (entre 15 e 40 cêntimos de Euro).
Adolfo de nada se queixa, até porque todos os anos faz "duas a três semanas" de férias em Portugal e "só" viaja de avião. Já não tem família em Portugal, mas todos os anos visita um "bom amigo" que tem em Matosinhos.

Adolfo prefere ser sem-abrigo na Dinamarca do que regressar à sua antiga vida em Portugal, apesar de ser um "funcionário público" com uma licença sem vencimento "por 10 anos", sendo o seu antigo local de trabalho uma escola de Amarante, onde está(va) colocado como electricista, a sua profissão.
«Não, não me estou a ver regressar a Portugal por causa dos 500 euros que os meus antigos colegas ganham. Estou bem aqui e é aqui, em Copenhaga, que vou morrer. Só espero que seja daqui a muitos anos», disse em conversa com o jornalista da Lusa.
"Porto", como é conhecido na cidade onde garante que é respeitado «porque se dá ao respeito» e «até onde a polícia já o conhece e cumprimenta» por saber que não é pessoa para arranjar problemas, afirma ter «muitos amigos dão-me dinheiro, mas nunca de mão estendida porque "mendigar, nunca!»

Antes de chegar às ruas de Copenhaga, Adolfo de Carvalho, passou por França, Holanda, Suécia "e outros países", mas em "nenhum deles" se sentiu tão bem como na Dinamarca, onde admite que um dia quer estar integrado no sistema de segurança social para poder ter um quarto que substitua as ruas, e onde quer também vender o Hus Forbi, o jornal de rua dinamarquês.
Gostava mesmo de saber as Vossas Opiniões... só para não me sentir isolado neste meu pensamento!!!!

quarta-feira, outubro 17, 2007

Curiosidades

Ok...

Vamos lá terminar com esta brincadeira...

Em Agosto foi o que se viu, em Setembro um gaijo tolerou... agora... Outubro, e não há uma trovoada, uma chuvada... frio!!! Pah... alguém que diga ao inverno que isto assim não tem piada nenhuma.

Ontem por exemplo... malta na praia e nas lojas o pessoal a vender Kispos e Casacões!!!

Estou mesmo a ver que este ano o meu Natal vai ser de calções e havaianas em frente ao congelador a beber umas cervejas fresquinhas!!

Por falar em Natal, quero desde já "agradecer" à malta que se lembrou de construir "a maior árvore de Natal de sempre" ali pela zona da baixa do Porto.
É que se eu ainda tinha motivos para brincar com a bimbalhada que era a armação em ferro e arames com carradas de luzinhas à qual teimavam em chamar... "pinheirinho de Natal"... em Liaboa, lá se vai a razão!!!

Ah... e para a festa ser completa, convém dizer que o "pinheirinho" é ligado dia 17 de Novembro!!!

Viva o Natal!!

terça-feira, outubro 16, 2007

Figuras Nacionais

Há pessoas que se destacam pela sua inteligência e outros pela sua burrice. Há uns que se demarcam pelo bem que fazem e outros pelo mal que causam... Há os engraçadinhos e os mete nojo... ambos conseguem fazer a diferença. Há ainda os famosos e os que querem ser famosos...

Depois... bem... Depois hà a Dona Helena!!!!!

A simplicidade em pessoa... E o discurso mais belo que algum dia ouvi!!!



Vamos fazer da Dona Helena um ícone nacional... todos... todos juntos... "de borta de uma fogueira... tão lindo... Glaças a Deus"

sábado, outubro 13, 2007

Música... essa arte Antiga!!!

Eu em termos musicais reconheço que sou assim algo antiquado... Gosto dos clássicos... sobretudo os dos Anos 70,80 e até alguns dos 90...
Há uma música... anterior ao meu nascimento... que sempre me agradou... "Rasputin" desses dinossauros da música disco, Boney M.
O ritmo imposto e a insane estupidez dos movimentos descoordenados é uma coisa sem explicação, só ao alcance daqueles que sofrem de disfunção motora...
Além disso a cara alegre, os sorrisos daquela gente que canta só me faz acreditar numa coisa...A ganza da altura era de qualidade superior!!



Ok... já viram o vídeo??? É giro não é??? fofinho e queridinho até... concordam????
Faz-me sentir bem... contente... :)

Pronto.. o próximo vídeo mostra como se... MATA... DESTROI... COMO SE ASSASSINA BRUTALMENTE UMA MÚSICA À PAULADA E BIQUEIRADA, COMO SE ACABA COM UM HINO À ALEGRIA...



A "Cover" é duns alucinados dum qualquer país nórdico, que certamente tomaram ansiolíticos a mais no Nestum quando eram pequenos...
Pah...assim não dá!!!!

quarta-feira, outubro 10, 2007

Quando se julga alguém!!!

Começa a ser engraçado ver este blog a ser mencionado noutros locais onde francamente eu nunca esperaria que o fosse.
Primeiro veio o destaque no jornal "Público" na secção "Blogues em Papel" aquando do meu texto sobre aquele que foi o meu pior regresso às aulas de sempre, agora foi a vez do jornalista da Antena1, Pedro Rolo Duarte a dedicar alguma da sua atenção a um texto meu, no seu programa "Janela Indiscreta", como podem confirmar por Aqui.
O texto em questão foi sobre o caso da bébé de Penafiel e da volta que a vida da família dela deu, após o seu aparecimento. Claro está que uma certa ironia e até... e porque não reconhecer... parvoíce desmesura, foram abusivamente usadas quando redigi o texto. A minha visão jurídica e cívica desse caso não é necessáriamente aquela. Mas... como tenho a sorte de viver num estado democrático posso dizer e pensar o que bem quero... mesmo que... sublinho... seja uma cagada pegada.

O Sr. Pedro Rolo Duarte deu como título ao texto onde menciona, entre outros, o meu blog como... "Julgamentos Populares". E aproveito a deixa para dizer que, são esses mesmos julgamentos populares que começam a ser ironizados e "ridicularizados" pelos comentadores (políticos, humorísticos etc etc) da nossa praça.
Aquilo que será normal, segundo os mesmos, será ingerirmos visual e auditivamente doses industriais de informação e contra informação dados pelos media, e não proferirmos aquilo que pensamos... porque... "parece mal"!!!!

Pois bem, aquilo que eu acho sobre todos esses casos polémicos, seja ele qual for, vai bater sempre ao mesmo... Uma completa anarquia no estado de justiça português!!!

É inacreditável como os casos "Casa Pia", "Joana", "Maddie", "Apito Dourado" ou até "Sócrates Engenheiro"... entre outros... caíram num profundo poço, de onde dificilmente alguém irá obter uma resposta verdadeira e fundamentada.
Gostava que alguém me explicasse a mim... leigo... em que pé se encontra a nossa justiça.

Pergunta:
Se eu e o ministro da justiça formos apanhados a conduzir a 200 Km/H na auto estrada, será que ambos iremos pagar a multa???? (1)



(1) Reparem que eu utilizei uma hipótese francamente improvável que venha a acontecer... uma vez que o meu Opel Corsa nem aos 12o Km/H chega :)...

terça-feira, outubro 09, 2007

Ser Português de Portugal - 1ª Parte

O mui inteligente leitor, e assíduo leitor deste blog pode estar neste momento, e após ler o título desta próxima dissertação, a pensar o seguinte: "Olha... pirou de vez... SER PORTUGUÊS DE PORTUGAL... que raio de título... como se houvesse outro tipo de Português."
Para si... caro leitor deste blog... ou como se diz na minha terra... "Meu Borrado"... a resposta ém, SIM!!! Existe um outro tipo de Português... O português que (espantem-se!!) Não é de Portugal. Aquele que apesar de ter a nossa nacionalidade, num dia de esperteza certamente, optou por deixar este país de batatas, repolhos e alguns (muitos) nabos e partiu para onde certamente se sente feliz... Em França a lavar escadas!!!

É prática comum a dos comediantes fazer de Portugal, das suas tradições, das suas gentes, dos seus governantes, a inspiração para piadas, para textos humorísticos para... bem... para puro e duro Gozo!!!
E porquê???.. perguntam agora os milhares de leitores!!
Simples...
Porque realmente Portugal, as suas tradições, as suas gentes e os seus governantes fazem questão de dia após dia, de SER motivo jocoso por entre aqueles a quem Deus atribuiu a árdua tarefa de Gil Vicente!!! (e não... não tou a falar do pastor que preside o clube de futebol de barcelos).

Faz dias, ouvi numa reportagem sobre a comunidade europeia, algumas comparações sobre as diversas républicas da UE.
Uma das coisas curiosas que me despertou a atenção acontecia na Alemanha, onde junto a uma estrada do interior se encontrava uma banca com abóboras.. isso mesmo.... abóboras, e junto a essa banca estava uma máquina algo parecida com um comum parquímetro.
Ou seja... uma banca de abóboras e uma máquina de pagamento (parquímetro)... e ninguém a tomar conta daquilo. Uma banca... uma máquina para pagamento... nada mais.
A intenção lá está (como se fosse muito óbvio) era a que quem passasse por aquela estrada e desejasse uma abóbora, bastava retirar a que mais lhe agradasse da banca, e metesse uma moeda na dita máq. de pagamento, podendo seguir a sua viagem.
A grande dissertação que podemos retirar daqui, é a do elevado gra de confiança que existe neste tipo de transacção.
Pois bem.. retomemos o nosso papel de portugueses, e coloquemos a mesma situação no nosso Portugal.
Uma Banca de Abóboras e uma máquina de pagamento no meio da Estrada Nacional 245 que liga Piães e Cabeça de Porca...
No final do dia o que é que o Agricultor iria encontrar????
A barraca desmanchada para lenha, as abóboras em formato halloween colocadas em forma de pila ao lado do sitio onde estava a barraca, e a máquina de pagamento estroncada porque alguém se lembrou que lhe fazia jeito o1.25 € que um inocente tinha colocado.



(continua)

segunda-feira, outubro 08, 2007

Sir. Elton John

O Elton John é uma figura, como direi... bem... o termo certo será... não sei, não quero arriscar num termo que não se coadune com o meu sentimento para com ele... sei lá... o Elton John é uma figura... carismática... é isso... carismática... e gay também!!!

Não há muito a dizer sobre o Elton... escreve baladas como ninguém, é uma figura já mítica da cena musical mundial, e tem a virtude de ter em Portugal um clone que o bate aos pontos em estupidez. Mas não é para falar do José Cid que eu escrevo este Post.

O David Fonseca, um dos melhores compositores da actualidade, que lança agora o seu terceiro álbum “Dreams In Colour”, decidiu pela primeira vez editar uma música não original. A escolha recaíu em "RocketMan" do supra mencionado Elton.

A música... cinco estrelas... é original do álbum de 1976 "Não Me Recordo do Nome do Raio do Álbum, Mas Fica Bem Ter Aqui isto Com Aspas"...
E é essa versão original que partilho com os milhares de leitores que diariamente cá vem ver as barbaridades que eu escrevo. Chamo a atenção para a vestimenta do Sr. Elton John, que se não estou em erro é da colecção Primavera/Verão no Carnaval da Bairrada.



Para quem não percebeu a letra da música, "RocketMan" é a história dum míudo que meteu um foguete no rabo e queimou os pelos do escroto!!!!
Ahhh... e fala dum amor e um não sei mais que...

quinta-feira, outubro 04, 2007

Um abrir do Coração!!!

A única coisa que temos certa... mas realmente certa... quando nascemos, é que um dia, independentemente de ser mais cedo ou mais tarde, é que... morremos... (excepto o Manoel de Oliveira claro está).

Ah... e que o Sócrates afinal não é engenheiro.

Durante a estadia por cá corremos e saltamos com um único objectivo... Andar Porreiro da Vida... e tentar que a pinguinha de urina não vá para dentro das cuecas e manche as calças.



Eu penso assim... não me adianta um grosso andar lixado da vida, se sei que isso não me vai trazer benefícios nenhuns, excepto quando tiro 4 números e 1ª estrela no euromilhões e só me sai 250 €... isso é de um gaijo ficar chateado para não dizer F***ido.

A política perante a vida é esta "Ser Palhaço ao Máximo"... e é por isso que eu aqui... como director executivo do Bitaitadas, peço a todos os que lêem neste momento o texto, que se levantem e gritem bem alto ... "VIVA OS GAIJOS DO PARLAMENTO".


Graças a Deus tenho Amigos... tenho pessoas que me dizem as verdades quando as preciso de as ouvir, que me dão mimo quando o preciso de ter, e me dizem "Tás-me a dever dinheiro" quando sabem que recebi o salário!!!

Mas não é por isto que escrevo este texto...

É porque tenho medo de um dia ir comprar tabaco e não voltar, sem nunca ter tido a oportunidade de dizer o que devia ter dito!!!Acho que devo prestar aqui... neste mesmo sítio... homenagem a todos os que de uma maneira ou outra me fazem rir, me ensinam, me fazem sentir bem...



Aos meus pais, pela educação que me deram e por todas as vezes que me quiseram impegir a uma família de ciganos durante a minha infância, à Sarinha... a minha razão, a minha seriedade, a minha companheira, ao Tiago que tem a virtude de ter tanto de "parolo desajeitado" como de Irmão, ao Hélder e ao Pinto que nunca irão saber envenenar os parceiros quando se joga à Sueca como eu sei, ao Jorge por me ter dito que o Whisky não faz doer a cabeça no dia seguinte, ao Bruno por me mostrar como nunca se deve andar de boxers, ao Filipe pelas melhores histórias de hollywoodescas que algum dia ouvi, à Rute, à Paula, à Elza, à Patrícia e à Nídia por saberem que quando eu digo piadas sexuais é por pura inexperiência e ignorância, à Filipa (sócia), à Nádia e à Ziza (mais uma) por me mostrarem que através de cabos ainda se vai encontrando gente boa (literalmente) que para além de serem pessoas brilhantes, conseguem perceber e partilhar as nossas paixões, ao Estêvão e à Viviana, o eterno "casal" (pelo menos na minha cabeça) por terem caído de para-quedas e se terem tornado naquilo que sempre foram para mim... um anão e a outra engenheira. Ao Zé S. (JB), ao Vasco, ao Jeffrey, Abel e Ana Claudia que apesar de nunca terem visto o vitinho nem saberem quem é Carter Beauford, são jovens de um níve intelectual invejável... (vá... vão lá ao google e pesquisem) :)
Ao Filipe e à Rute por terem sido umas das melhores surpresas deste ano... meninos: Rauufff and Roll... é bom quando surgem amizades assim.
Ao Filipe companheiro de trabalhos noite dentro ciccopniano, ao Cerveira por me mostrar que não há limitez pra burrice, à Antonia, à Rosa e à Cidália por me permitirem ter proferido as melhores piadas sobre roupa e adereços para o cabelo que algum dia ousei dizer e uma mulher.
A todos aqueles para quem eu... ontem, hoje e amanhã... dou um sorriso e um "bom dia"... é sincero, e é só a pensar no dia que eu me vou candidatar a presidente da Junta...
Aos velhotes da minha aldeia por me ensinarem que o vinho da pipa do meio é sempre o melhor porque foi da ramada de baixo, às velhotas da minha aldeia por me mostrarem como ainda é possível ter a língua afiada aos 70 anos.
Ao Padre por me fazer ver que a cerveja realmente cria barriga e à malta que vê a bola comigo por me fazer ouvir as melhora frases de humor rural de sempre...Finalmente... ao pessoal a quem eu levanto a mão quando vou de carro, mesmo os que não conheço, aos que conduzem devagar e me fazem proferir palavrões que eu nem sequer me lembrava existirem, aos que pela sua postura, pela forma de falar e pelos disparates que dizem são as minhas personagens preferidas para imitação.

A todos eles... um grandioso Obrigado... :)

terça-feira, outubro 02, 2007

Curtas

Saiu a sentença da senhora que raptou uma criança recém nascida do hospital de Penafiel há mais ou menos um ano. Quatro anos e meio de pena suspensa.
Factos Consequentes do Acto:
A criança foi bem tratada durante o período de rapto, a família assim que recuperou a bébé ganhou uma casa nova, roupa, comida, apoios financeiros, reconhecimento, solideriedade e acima de tudo... respeito.
Agora, indignados com a sentença proferida pela Sra. Juiza, a família lesada reclama uma quantia na ordem dos 30 mil euros... Bem... cá pra mim deve ter sido o raio do empreiteiro que pediu mais uns trocos para acabar a marquise.

Luís Marques Mendes já não é o líder do PSD e tudo indica que abdique do seu lugar no parlamento para se dedicar à advocacia e cair no anonimato.
Pergunta:
E agora que é que vão fazer ao bonequinho que pertence ao Contra-Informação?????

Ainda a propósito das eleições no PSD, Mário Soares diz que Luis Filipe Menezes na Liderança do partido da oposição ao Governo é uma "desgraça".
Bem... vindo de alguém que andou em cima de uma tartaruga nas Galápagos, que fez se candidatou à presidência da Républica aos 82 anos e fez birra na tomada de posse do Cavaco... é realmente uma afirmação com sentido.

A TVI lançou mais um concurso onde casais de namorados aspirantes a marido e mulher, tem de mostrar os seus dotes de dançarinos e cantores para ganhar o prémio final... Um Casamento de Luxo.
Cantar e Dançar???? Cantar e Dançar senhores e senhoras??????
Ora Se o objectivo fosse: conseguir encher um carrinho do Jumbo com 50 euros, ou saber servir tremoços com o sal certo e cerveja com pouca espuma, ou ainda e porque não, ensinar o marido a não mijar na tampa da sanita.... isso sim... seriam coisas de casais... agora... Cantar e Dançar????

Finalmente, em Munique começou já a Oktoberfest que dura até ao próximo dia 8. A conhecida festa da cerveja proporciona aos visitantes ingerirem litradas industriais de cerveja até cairem literalmente para o lado.
Aqui em Portugal temos também essa festa, mas o nome dado é: "Sexta-Feira à Noite com a Malta da Bola a ver o Benfica"