quarta-feira, outubro 10, 2007

Quando se julga alguém!!!

Começa a ser engraçado ver este blog a ser mencionado noutros locais onde francamente eu nunca esperaria que o fosse.
Primeiro veio o destaque no jornal "Público" na secção "Blogues em Papel" aquando do meu texto sobre aquele que foi o meu pior regresso às aulas de sempre, agora foi a vez do jornalista da Antena1, Pedro Rolo Duarte a dedicar alguma da sua atenção a um texto meu, no seu programa "Janela Indiscreta", como podem confirmar por Aqui.
O texto em questão foi sobre o caso da bébé de Penafiel e da volta que a vida da família dela deu, após o seu aparecimento. Claro está que uma certa ironia e até... e porque não reconhecer... parvoíce desmesura, foram abusivamente usadas quando redigi o texto. A minha visão jurídica e cívica desse caso não é necessáriamente aquela. Mas... como tenho a sorte de viver num estado democrático posso dizer e pensar o que bem quero... mesmo que... sublinho... seja uma cagada pegada.

O Sr. Pedro Rolo Duarte deu como título ao texto onde menciona, entre outros, o meu blog como... "Julgamentos Populares". E aproveito a deixa para dizer que, são esses mesmos julgamentos populares que começam a ser ironizados e "ridicularizados" pelos comentadores (políticos, humorísticos etc etc) da nossa praça.
Aquilo que será normal, segundo os mesmos, será ingerirmos visual e auditivamente doses industriais de informação e contra informação dados pelos media, e não proferirmos aquilo que pensamos... porque... "parece mal"!!!!

Pois bem, aquilo que eu acho sobre todos esses casos polémicos, seja ele qual for, vai bater sempre ao mesmo... Uma completa anarquia no estado de justiça português!!!

É inacreditável como os casos "Casa Pia", "Joana", "Maddie", "Apito Dourado" ou até "Sócrates Engenheiro"... entre outros... caíram num profundo poço, de onde dificilmente alguém irá obter uma resposta verdadeira e fundamentada.
Gostava que alguém me explicasse a mim... leigo... em que pé se encontra a nossa justiça.

Pergunta:
Se eu e o ministro da justiça formos apanhados a conduzir a 200 Km/H na auto estrada, será que ambos iremos pagar a multa???? (1)



(1) Reparem que eu utilizei uma hipótese francamente improvável que venha a acontecer... uma vez que o meu Opel Corsa nem aos 12o Km/H chega :)...