segunda-feira, setembro 12, 2005

I.R.S.


Ai, Portugal, Portugal!
Cada vez estou mais encantado com o país onde vivo! Não digo isso por haver toiros de morte, nem pelo Goucha ser apresentador de televisão, nem por importarmos o dobro do que exportamos, nem por existirem belos pinhais onde se pode fazer uma bela CHURRASCADA, no Verão, com os amigos, nem por termos os belos noticiários da TVI, nem pelo Bibi ser nosso conterraneo, nem mesmo pela Cinha Jardim ser uma admirada "Lady" do Jet 7...

O que me leva a expressar o meu tão enorme orgulho neste país á beira mar plantado (ainda nunca ninguém me explicou porque é que é plantado e não semeado! Pegou de estaca?), é que temos um Governo tão bom, mas tão bom, que até PAGA impostos aos seus cidadãos!
É verdade! Quando chegamos aos meses de Junho e Julho não há um único cidadão deste país de brandos costumes (desde o deputado de grande gabarito, até ao arrumador de 2º escalão), que não faça a já mitica pergunta:"Já RECEBESTE o I.R.S?"
Pois é, o I.R.S. RECEBE-SE!
FANTÁSTICO! Afinal vivemos num dos países com o melhor sistema fiscal do mundo! Um país onde o Governo tenta proporcionar a melhor qualidade de vida possivel aos seus cidadãos, inclusivamente pagando-lhes um imposto para esse efeito!
E não é que resulta? É ver as pessoas todas radiantes, quase tão felizes como se Praça da Alegria tivesse acabado, por terem "recebido" o seu imposto, pago a tempo e horas pelo nosso estimado governo! Quero dar os parabéns ao nosso governo, porque de facto esta falsa percepção de lucro, faz com que o I.R.S seja um dos impostos que aparentemente, menos custa PAGAR aos portugueses! O Zé Portuga não quer saber (não se importa e tem raiva de quem sabe), se descontou três ou quatro mil Euros durante todo o ano! O que interessa é que no Verão chegue a casa o cheque com os 300 Euritos, essa sim uma autentica fortuna!
Já existia o 13º mês, seguiu-se o 14º e agora devido ao atempado pagamento do I.R.S. por parte do governo, até já temos um 15º mês, que vem mesmo a calhar, pois é pago no Verão e pode-se aproveitar esse estonteante "EXTRA" para ir até ás maldivas!

-Então pá, já recebeste o teu I.R.S.?
-Ermmm... Eu? Eu não! Eu PAGO o I.R.S.!
-Que parvalhão!!! Onde já se viu! Eu RECEBO e muito, vê lá que este ano foram quase 27€!!!

Despeço-me com amizade! Até Breve!