terça-feira, novembro 20, 2007

É mais um daqueles Fenómenos

"Ser Português" é um daqueles fenómenos sociológicos que merecia sem dúvida nenhuma um estudo bem aprofundado por parte dos maiores entendidos nesta matéria.

No passado sábado assisti, como tantos outros, ao jogo de futebol entre Portugal e essa potência mundial a Arménia!!
Vi pela primeira vez o estádio Magalhães Pessoa em Leiria completamente cheio... animado.. em tons de verde e vermelho. Convenhamos que para um dia de frio como aquele, e com a bola a dar na televisão, um estádio cheio é sempre uma surpresa.

Mas dizia eu... que milhares de pessoas foram ver a nossa selecção que caso vencesse essa (e não me canso de dizer) potência mundial do futebol, a Arménia, daria um passo fundamental rumo ao Euro2008.
O primeiro minuto foi fantástico... o tradicional "Portugal olé Portugal olé" era entoado como se não houvesse amanhã... a partir do segundo minuto, as coisas ficaram como o tempo... Frias!!!
Conclusão.... a selecção não jogou um boi, e apesar de ter ganho os Portugueses fizeram questão de mostrar o seu desagrado, assobiando!!!
C. Ronaldo e Xocolari não gostaram muito... dizem eles que não perceberam porquê!!
Pois bem eu explico.

Os Portugueses não são cruéis... são até bem capazes de ser o povo mais fofinho da Europa... o problema é que perante faltas de "atitude" as reacções não são as melhores. Também é verdade que daqui por uns meses quando ganharmos a tudo e a todos, lá estaremos a festejar.
Os portugueses são assim.. entregam-se à quem mostrar "Atitude"... quem for "sincero".
Tomemos o exemplo da selecção de Rugby... os homens enfardaram forte e feio... Mas a forma como mostraram a sua atitude fez com que os outros (a estrangeirada) vissem novamente naqueles HomoBichos o Português guerreiro e lutador que um dia há muitos muitos anos, ainda eu não era nascido, era dono de metade do Mundo, deixando a Parte mais fraca para os Galegos... (Nota: ainda hoje Lisboa lhes pertence :) ).

Pronto... amanhã vamos ver se ganhamos a mais uma potência mundial.. a Finlândia... Scolari disse para em vez de pressionarmos Portugal, fazer essa pressão à Finlândia... Alguém sabe como se assobia em Finlandês????

Aqui fica uma motivação extra!!