quinta-feira, novembro 01, 2007

1 de Novembro

1 de Novembro... Dia de Finados... Dia de Todos os Santos. Dia de prestar homenagem àqueles que já partiram, e meditar um pouco sobre o que de bom fizeram o que de bom deixaram...

Mas não na minha terra!!!!

Este dia na minha aldeia é mais ou menos como o primeiro fim de semana de Julho... aquando das grandiosas festas da freguesia.
A malta veste a melhor roupa (normalmente a de domingo), as velhas vão ao baú buscar o ouro da trisavó (que ela pode estas a ver lá de cima), os que trabalham em espanha fazem questão de ir com os carros de serviço ao cemitério e os cafés reforçam o stock de Croft, Bagaço e Martinis.
Depois no cemitério aquilo é igual às festas, as pessoas contam piadas, colocam a conversa em dia, dizem mal de um ou outro que vá vestido de maneira mais infeliz, e os que não falam mal, estão a ver para depois o fazer.
A única coisa que altera são as barracas de farturas que aqui são substituidas por bancas de flores e velinhas, e os arrumadores que vêem o seu lugar ocupado por pequenos deliquentes da escola primária a impingir autocolantes da luta contra o cancro em troca duma moeda. Quem não dá é insultado de boi para cima.

Eu gosto do dia dos Mortos na minha aldeia. Há agitação!!!