quarta-feira, maio 24, 2006

Um questão de Ponto

Há dias, em conversa com a pessoa que veste saia lá em casa, eu perguntei:

-"Oh pai... o Que é mais forte??? O Ponto Final ou o Ponto E Virgula???"

Ao que o meu pai, enquanto ajustava o saiote, me disse...

-"És mesmo anormal..."

Então, ansioso por obter resposta sobre este tema, perguntei à supra-sumo das mulher que rodeiam a minha vida... aquela que usa e abusa do rolo da massa para me moldar a mente e me entortar as costas... À minha Bisclete!!!
Ela prontamente me disse que o ponto e virgula era mais forte porque era, e passo a citar,...: "...mais comprido...".
Pois bem... mas eu não concordei... E continuo a achar que o Ponto Final é o mais forte de todos os Sinais de Pontuação... Atrevo-me até a ir mais longe, e sujeito a arcar com as consequência do que vou dizer, e afirmar que o Ponto Final é o vilão dos Sinais de Pontuação.

Este pequeno, mas enganoso Sinal, é capaz de arruinar a vida a milhões de pessoas só porque "lhe apetece".
Imaginem um moçoilo da serra, que escreve a cartita do Amor para a sua moçoila e no exacto momento em que ele vai a escrever..."E assim, minha querida Maria Amélia eu ganho corage e te digo que te. Porra... Porra... não consegui acabar a frase... o que eu queria dizer era que te. Aiiiiiii... eu. Eu. Mau Mau Maria... MARIA AMELIA TU PARA MIM ÉS O MEU." (and so on and so on).

Contudo, e como qualquer vilão, o Ponto Final tem os seus aliados. O Ponto de Interrogação é sem dúvida o seu braço direito (ou traço entortado melhor dizendo).
A provar isto estão AFIRMAÇÕES importantissimas, que o Ponto de Interrogação se limita a destruir.
Num discurso de vitória dum presidente duma junta de freguesia do Minho:
"E axinhe... meus caros amigos, eu prometo ajudar oPovo???? Eu, vou fazer mais obras e mais fontanários???"
Ao que os concidadões, respondem:
"Então não vais??? Mas tu prometes.te!!!"
"Vou??? Eu estou a dizer que vou???"
"Mentiroso... aldrabão.... Edu..."

E assim se dá mais um caso de linxamento público

(entretanto....)

"Mas eu prometi...???? bolas??? ai não me batammmmmmmmmmm ???? "