quinta-feira, maio 18, 2006

Culturas

Nesta enorme bola de futebol que é o Planeta Terra, a coisa mais engraçada que podemos verificar é sem sombra de dúvidas as diferenças culturais entre os diferentes povos, os diferentes países… e até… nos mesmos países diferentes costumes.
Por exemplo, e só para adoçar o bico ao (eu diria Grande Disparate) que aí vem, tomem como exemplo a Índia… Lá as Vacas são sagradas, e ai de quem lhes toque… aqui em Portugal… bem… trabalham em casas de Alterne e só lhes toca quem paga.

Por vezes penso como seria giro se por um dia se trocassem as culturas todas!… Claro que quando penso nisto, imagino a Soraia, a Marisa, a Isabelita e mais meia dúzia do mesmo calibre, encarnadas no espírito das Índias do Amazonas, ali de maminhas ao léu e apenas um fiozito de liana a fazer de cueca, a correr pela floresta gritando… “Edu… Edu… nós ter fominha, nos alimenta!”… Mas depressa o sonho cai por terra quando se me ocorre a Odete Santos como líder deste grupo, na mesma com as maminhas ao léu, mas a dar pelos joelhos e o fiozito de liana que em nada atrai mas… retrai… E o sonho vai abaixo... assim como outras coisitas!!!

Imaginem se nós Portugueses, tivéssemos os mesmíssimos hábitos dos… por exemplo e completamente à toa… dos… Angolanos!!!
Bem… Vivíamos em casas de Bambu, deslocávamo-nos num burro a puxar uma carroça, os nossos Nike eram as solas dos pés… mas… Tínhamos o Mantorras no Mundial, e só isso nos deixaria muito felizes!!!

O futebol é uma montra dos costumes e hábitos culturais de cada região no globo. Na Croácia os jogadores quando marcam um golo dão um terno beijo... Cá os jogadores não entram nessas mariquices, e tem festejos muito mais másculos... Dão umas palmadas nos rabos uns dos outros, atiram-se para cima deles ficando muitas vezes em posições de fazer inveja ao Kamasutra Indiano.
No Irão por exemplo se um jogador se recusa a jogar determinado jogo é condenado à morte por apedrejamento... Cá... bem... cá não se faz nada!!!

É caso para dizer... As Culturas São fixes... Mas as Brasileiras... ui ui...



Professor Karamba e a Linda Reis do BotsWana!!!!