terça-feira, outubro 11, 2005

Jantarada...

Tive no passado sábado um jantar de amigos... Mas não um daqueles jantares de amigos à português, onde não importa o que se celebra desde que se beba até cair!!! Não... foi um jantar de antigos colegas de secundário!!! E digo francamente.... por momentos senti-me como se estivesse num convivio de antigos soldados do Ultramar, a recordar episódios que durante anos tentei esquecer!!!
Haverá coisa mais dura que chegar 5 minutos atrasado, e ouvir: "és sempre a mesma coisa", seguido duma larga gargalhada por todos os que já lá estavam... Que raio queriam eles dizer com aquilo??? que eu sou um atrasado??? que não sei ver as horas??? Ou terá sido uma piada mal intencionada???
Por entre frases do género: "estás mais gordo", "essa barba não se desfaz", "as calças já são antigas não são"... lá pude envergonhadamente começar o jantar!!!
Foi aí, e vendo que os meus colegas, os que foram sempre fixe's na escola, conversavam alegremente entre si, falando das enormes bebedeiras, das curtes escolares, etc etc... que pensei por momentos ter desaparecido do plano jocoso desse encontro... Pensamento errado... Um dos "fixe's" ao olhar para a ponta da mesa, e apanhando-me a meio duma garfada com a bocarra aberta e a lingua de fora, a caminho de saborear o alimento, diz: "e o zé (sim... é verdade... sou José Eduardo).. daquela vez em que na festa em casa do Xico deitou o vinho à banca???" (Gargalhada Geral)... "e aquela vez em que o cão do Bruno correu atrás dele, e ele fugiu a gritar pela mãe????" (mais uma Gargalhada Geral)... ao que eu disse... "Mas o cão era Mau".... pelo que me retorquiram... "Zé... era um caniche!!!" (Gargalhada Geral final)...

Preferi calar-me por momentos... mas não estando ainda satisfeito pelo massacre irónico a que estava a ser sujeito, decidi também eu recordar alguns momentos dos fixe's, julgando que também eles seriam alvo de piadas como as que vinha a receber, então com um sorriso alagado de pele de azeitona nos dentes, digo: "e o Bruno... quando bebeu a garrafa de Whisky ao Hélder, e depois chorou no colo duma moça???" (enquanto pensava eu que tal piada seria fatal para o meu amigo)... eis que obtenho a seguinte resposta..."Pois foi... o Bruno sempre foi muito sensivel, ele é um querido!!!!"

Não adiantava, aquela reunião de velhos militares tinha um e um só soldado raso... Eu!!!!