terça-feira, julho 12, 2005

Sabedoria Popular

Sabedoria Popular…

Há quem diga que quanto mais velho, mais esperto se fica… no meu caso, quanto mais velho fico mais burro me torno, e não quero com isto plagiar um dos meus blogs preferidos (http://souburro.blogspot.com/) … mas constatar uma realidade, uma verdade verdadeira.

Tendo eu crescido numa pequena aldeia, foi mais do que normal, que desde menino as expressões populares, os provérbios utilizados pelos sábios da terra se me entrassem pelo cérebro adentro…. Isso e as palavras da minha doce mãe, que ainda hoje recordo com saudade, embora as ouça todo o santo dia… “Rais parta a sorte, se ao menos ele tivesse sido trocado la no hospital”.. enfim… amor de mãe, que ficará para um dia destes.

Estar sentado num tasco, e por entre copos de vinho e pedaços de presunto, ouvir as maravilhosas pérolas que os maravilhosos senhores de cabelo branco, pele rugosa, mãos calejadas e bigode vermelho (o vinho encarrega-se de dar esta corzita) proclamam, é do mais celestial que pode existir… quais enciclopédias, quais dicionários ou até mesmo qual 24 Horas… o ensinamento está na voz dos mais velhos. E são algumas dessas frases que eu me atrevo a publicar para todos vocês… que a sabedoria se apodere de vocês.

1) “Mais vale rico e com saúde, do que pobre e doente”
2) “Mais vale uma pomba na mão, que uma cagadela na cabeça”
3) “Mais vale uma m***a no olho, que o olho na m***a”
4) “Há mar e mar, há ir à praia e roubar”
5) “Tinto, ou branco?? O que importa é cheio e que nos arrume a um canto”
6) “Gato escaldado… com batatas também é fixe”



Tás a bere meu filho... foi a seguir us pruberbius do meu bisa-bicha-avô que me tornei no que sou hoiji...