segunda-feira, julho 25, 2005

Cidade vs Campo

Mas que belo tema eu escolhi hoje… As grandes diferenças entre viver na cidade e viver no campo.

Há quem prefira sem duvida usufruir dos prazeres que a cidade nos dá… afinal de contas quem não gosta de ser assaltado em plena via publica, sair à rua e levar com o maravilhoso cheiro a dióxido de carbono, entrar num autocarro e levar com o cheiro a sovaco dos outros…
Quem não gosta de estar a estacionar o seu carrinho, e em fracções de segundo chegar um tipo, com um gorro a dizer “Benfica Campeão 92-93” e com um jornal enrolado na mão a pedir uma moedinha pra uma “assandes de queijo”,(ou um carro riscado)…
Viver na cidade dá-nos a oportunidade, de termos tudo o que ouvimos na tv… Ladrões, drogados, proxenetas, meretrizes (repare-se na delicadeza e educação implicita na expressão) etc, etc, etc,...
Mas há também aqueles, que adoram viver no campo… Acordar com um raio de um galo, que tava era no ponto pra Cabidela, a cantar às 5 da manhã, sair porta fora cheio de alegria e inspiração para mais um dia de pecuária e calcar um dejecto pastosamente verde e castanho colocado minuciosamente em frente à nossa porta por um animal que sofre de problemas intestinais, andar 5 metros e levar logo com aquele maravilhoso cheiro a estrume… o denominado Hugo Boss da aldeia… Andar por entre montes e vales na nossa maravilhosa Zundap Famel Casal 2as (já sei já sei tenho uma tara por este mosntro do asfalto, é verdade) de 1928, com um irritante cano de escape furado, até chegar ao minimercado mais próximo, e ver que as pessoas já sabem o que comemos a mulher do sacristão (aiiiiiiiiii que já me enterrei)… porque o cunhado do padeiro que é sobrinho da feirante contou ao senhor do minimercado, que ela foi toda bonita e lampeira pra minha casa (entenda-se MINHA como um algo abstracto e fictício, não quer dizer que eu o tenha feito)… é a chamada “Velocidade da Cusquice”.

Bem… perante tais argumentos, digam-me de vossa justiça… Viver no Campo ou Viver na Cidade??



"Eu bibia nu campu... mas agora eu e a minha cabrita Jubelanina biemus pra cidadiii ... eia cafixe"