quarta-feira, outubro 01, 2008

Os Contemporâneos

Os Gato Fedorento colocaram com mérito, uma marca forte no Humor em Portugal. Diferente do que se vinha fazendo até aqui... e depois duma longa ausência de humor no nosso país(tempo em que... por exemplo... os Malucos do Riso, o Prédio do Vasco e um ou outro Jornal da Noite da TVI pareciam ter piada) ... os 4 humoristas conseguiram retratar de forma fantástica as personagens que por cá deambulam!!

Depois dos Gatos, parecia dificil a tarefa de quem viesse para fazer humor. O Patamar é tornou-se muito elevado, assim como o grau de exigência do telespectador... assim, o termo de comparação existe de forma injusta... mas existe!!! E quando tal acontece, torna-se complicado manter um programa de pé.
Como aconteceu por exemplo com o Hora H do Herman José.

Até que, a RTP decidiu apostar, nos "Contemporâneos"... que é para mim, das melhores coisinhas que por cá alguém fez!!!!
A primeira série mostrou ser boa... mas não tão boa como esta segunda série está a ser. A qualidade das piadas e a sua proximidade com a actualidade fazem do programa um dos melhores (senão o melhor) da RTP.
Infelizmente... e vá-se lá saber porque... a RTP faz dia após dia mira aos próprios pés, e dispara... dispara que é uma coisinha tola.
É impressionante como não existe uma ponta de publicidade, a um programa que tem tudo para ser líder de audiências.

Vejamos o exemplo da SIC...

O programa dos Gatos só tem estreia marcada para o próximo domingo... não obstante contudo... a que o 3º canal coloca-se em horário nobre no passado domingo um especial sobre "Quem és Tu Zé Carlos?" e não satisfeita... fizesse um "quiz" sobre o novo programa, aos humoristas à mesmissima hora, na passada segunda-feira.

A insistência num assunto aguça a curiosidade... o insistir... a pressão... faz com que as pessoas queiram ver o que raio vai ser aquilo afinal. E assim, a SIC irá conseguir ter no próximo domingo, um número impressionante de audiências.

É para mim improvável que a RTP não entenda, que tem nos "Contemporâneos" uma mina de ouro... porque se assim não fosse não tinha renovado com o elenco (Bruno Nogueira, Nuno Markl, Nuno Lopes, Carla Vasconcelos, Dinarte Branco e Gonçalo Waddington). Mas a vontade de ter os xispes completamente baleados parece ser bem maior.

Há coisas que realmente não consigo compreender...

Ficam aqui dois exemplos da qualidade que eu estou a falar, e que quem ainda não teve a sensatez de ver, o pode fazer já esta quinta-feira!!!!




e sigam aqui este vídeo, onde a primeira piada é do melhor que já tive o prazer de ver