Antes de me alongar sobre a peça dos Melhores Sketches dos Monty Python ontem (sábado 23) no Porto, tenho de dizer isto:
Obrigado Pedro Abrunhosa por te teres acorrentado ao Coliseu... É que se assim não fosse ontem tinha ido lá ver gente da IURD a desmaiar com a palavra do senhor em vez de ver gente a delirar com as asneiras dos Xôres Python's.
Ver o Coliseu do Porto completamente cheio, com a natural pré-disposição para bem receber os actores que dão vida à peça do ano, é algo que em momento algum se poderá explicar por palavras. Quem lá esteve sabe bem o que digo.
Quanto à peça...
Como eu disse na minha antevisão... sketches dos Monty Python levados à cena por AQUELES 5 actores portugueses não era de esperar que fossem maus. Agora a tradução é que me deixava algo apreensivo. Como fã do humor britânico, é para mim extremamente díficil conceber a tradução das piadas ditas na língua de sua majestade, "O Orelhudo" (vénia... vénia), para o meu português. Mas quando é alguém como o Nuno Markl, que respira e come Humor em todas as suas formas, como um alarve, a coisa fica composta. E se era esse o meu receio... pois bem... depressa me esqueci dele. O dedo do xôr Markl estava ali... na adaptação à realidade portuguesa de algumas cenas, quer em expressões típicamente "marklianas"... quer ainda na continuidade da essência dos Monty Python originais.
Os actores esses, estiveram simplesmente irrepreensíveis... O problema é que a dado momento vi... e memorizei... para mal dos meus pecados... a barriga proeminente do Zé Pedro tendo em volta uma lingerie vermelha!!! O que é algo que me vai fazer ter medo de adormecer durante muito muito tempo. O mesmo acontecendo às perninhas de alicate do SENHOR António Feio enquanto usava um delicado vestidinho de lantejoulas vermelhinho!!
Da peça em si destaco a cena do Papa e Miguel Angêlo (a minha preferida)... bem como a Ode ao Turista Português feita pelo Miguel Guilherme, que era feita enquanto andava pelo meio da plateia do Coliseu.
Mas acreditem que existem muitas mais cenas brilhantes... E as palmas que os actores arrecadaram no final foram completamente merecidas. Houve muita gente que teve de levar a saca dos tomates de volta para casa :)
Não há muito mais a dizer... Valeu cada euro que eu dei pelos bilhetes... menos os tais 2 € de comissão que eu paguei à FNAC.
Quem não viu, tem de ver... é obrigatório!!! Num país cinzento... que não nos dá de todo motivos para sorrir, é muito bom esquecer durante duas horas o que nos incomoda.
Se houver ainda, a oportunidade de gravar a peça e a passar para a TV agradeço do fundo do coração... No Natal seria bem melhor ver isto ao invés do habitual e enjoativo "Música no Coração".
Não sei se já disse... mas ver o Coliseu do Porto completamente cheio foi das melhores coisas que eu já vi até hoje. Imagino como terão ficado aqueles tipos de cú ao léu que estavam no palco!!!!
Mazda Tribute Review And Specs
Há 2 anos
|