domingo, fevereiro 24, 2008

Monty Python (Porto) - Nem sei que Diga!!

Antes de me alongar sobre a peça dos Melhores Sketches dos Monty Python ontem (sábado 23) no Porto, tenho de dizer isto:

Obrigado Pedro Abrunhosa por te teres acorrentado ao Coliseu... É que se assim não fosse ontem tinha ido lá ver gente da IURD a desmaiar com a palavra do senhor em vez de ver gente a delirar com as asneiras dos Xôres Python's.

Ver o Coliseu do Porto completamente cheio, com a natural pré-disposição para bem receber os actores que dão vida à peça do ano, é algo que em momento algum se poderá explicar por palavras. Quem lá esteve sabe bem o que digo.

Quanto à peça...
Como eu disse na minha antevisão... sketches dos Monty Python levados à cena por AQUELES 5 actores portugueses não era de esperar que fossem maus. Agora a tradução é que me deixava algo apreensivo. Como fã do humor britânico, é para mim extremamente díficil conceber a tradução das piadas ditas na língua de sua majestade, "O Orelhudo" (vénia... vénia), para o meu português. Mas quando é alguém como o Nuno Markl, que respira e come Humor em todas as suas formas, como um alarve, a coisa fica composta. E se era esse o meu receio... pois bem... depressa me esqueci dele. O dedo do xôr Markl estava ali... na adaptação à realidade portuguesa de algumas cenas, quer em expressões típicamente "marklianas"... quer ainda na continuidade da essência dos Monty Python originais.

Os actores esses, estiveram simplesmente irrepreensíveis... O problema é que a dado momento vi... e memorizei... para mal dos meus pecados... a barriga proeminente do Zé Pedro tendo em volta uma lingerie vermelha!!! O que é algo que me vai fazer ter medo de adormecer durante muito muito tempo. O mesmo acontecendo às perninhas de alicate do SENHOR António Feio enquanto usava um delicado vestidinho de lantejoulas vermelhinho!!

Da peça em si destaco a cena do Papa e Miguel Angêlo (a minha preferida)... bem como a Ode ao Turista Português feita pelo Miguel Guilherme, que era feita enquanto andava pelo meio da plateia do Coliseu.
Mas acreditem que existem muitas mais cenas brilhantes... E as palmas que os actores arrecadaram no final foram completamente merecidas. Houve muita gente que teve de levar a saca dos tomates de volta para casa :)

Não há muito mais a dizer... Valeu cada euro que eu dei pelos bilhetes... menos os tais 2 € de comissão que eu paguei à FNAC.
Quem não viu, tem de ver... é obrigatório!!! Num país cinzento... que não nos dá de todo motivos para sorrir, é muito bom esquecer durante duas horas o que nos incomoda.
Se houver ainda, a oportunidade de gravar a peça e a passar para a TV agradeço do fundo do coração... No Natal seria bem melhor ver isto ao invés do habitual e enjoativo "Música no Coração".

Não sei se já disse... mas ver o Coliseu do Porto completamente cheio foi das melhores coisas que eu já vi até hoje. Imagino como terão ficado aqueles tipos de cú ao léu que estavam no palco!!!!