segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Carnaval

Quem me conhece sabe o quanto eu abomino o Carnaval...

Se calhar ganhei esta pequena náusea em petiz, quando os algumas pessoas, vestidas de forma "diferente" teimavam em me assustar. E eu não sou propriamente o Rambo da coragem. Depois também terá contribuido o facto do meu pai se mascarar constantemente de mulher... o que até aos meus 10 anos, me deixou sempre intrigado sobre quem seria a "mãe" e o "pai" no meu seio familiar... Depois a minha mãe começou a cortar a barba e tudo se tornou mais simples de distinguir.

Mas o carnaval a meu ver é o dia em que as pessoas se mascaram daquilo que realmente gostavam de ser.
O ano passado por exemplo o forte foram as máscaras de vacas...Tiveram tanto sucesso que muita mulher ainda hoje anda com elas.

Em Portugal há uma tradição já ancestral de fazer o "Funeral"... ou se enterra o Presidente da Câmara municipal do sítio que não cumpriu com as promessas eleitorais... ou se enterra aquele ministro que fecha urgências... etc etc. É minha opinião que não tarda muito será o Governo a enterrar os Portugueses.

Acho contudo piada ao esforço das grandes oraganizações "carnavaleiras" portuguesas em ter o Samba Brasileiro a desfilar pelas nossas ruas... principalmente se tivermos em conta que no Brasil é o pico do verão e aqui é o pico do Inverno... mas isso é um mero detalhe.. as gaijas desdpidas e as plumas na cabeça estão lá.

Por falar em Brasil... é lá que a tradição do Carnaval tem sentido...
Pelo sambódramo passam as grandes escolas do Brasil... depois de uma grande luta... grande empenho, o critério para estipular o vencedor é simples e complexo...ganha quem menos roupa levar.
Espectacular.... Espectacular!!!!