terça-feira, julho 04, 2006

O Antro

Faz dias desloquei-me um enorme amontoado de papel e pastas de arquivo… ao que eu inicialmente chamei de “Centro de Reciclagem” alguém decidiu chamar… pasme-se o leitor… de… Finanças.
Então estava eu nas “Finanças” e eis que escuto uma conversa entre um utente e o tipo que por detrás do papel fazia de conta que trabalhava. A dada altura ambos iniciam uma conversa em que colocam em causa estas novas medidas do Governo, onde se prevê a informatização de toda a papelada acumulada.
Devo desde já adiantar que aqueles indivíduos são do melhor que existe em humor… Piadas como “um dia destes até para se ir ao talho temos de usar a Internet” seguido duma larga gargalhada… ou “… vai-se a ver e pra um gaijo beber um copo de tinto também temos de tirar ficha pela Internet”… outra gargalhada.
Por entre coisas infinitas de humor subtil e doses impressionantes de inteligência popular, o utente diz para o artolas atrás do balcão… “Mas quando é que esta papelada toda desaparece mesmo”… eu já algo cansado de toda aquela sapiência respondo em voz alta… “Desaparecer a papelada toda??? Ahhhhhhhhhhhh pois pois… só se houver um incêndio…”

Quando recuperei a plenitude de espírito e de presença observei que todos naquele antro me olhavam com ar de desconfiado como quem diz… “Olha este… deve ser um gaijo da Internet que nos veio vigiar”